Título Original: Clockwork Angel
Autora: Cassandra Clare
Páginas: 392
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Gênero: Fantasia

AdicioneSKOOB

Sinopse:
Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.
Trilogia "As Peças Infernais"

1. Anjo Mecânico 
2. Príncipe Mecânico (leia a resenha)
3. Princesa Mecânica (leia a resenha)

Sinopse:
Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.
Anjo Mecânico é o primeiro livro da Trilogia As Peças Infernais escrita pela queridíssima Cassandra Clare, aclamada autora da saga Os Instrumentos Mortais. No início fiquei um pouco com o pé atrás ao escolher fazer a leitura de Anjo Mecânico, mas depois pensei, se eu tinha amado tanto Cidades dos Ossos, deveria dar uma chance para essa trilogia.


O livro conta e história de Theresa Gray (mais conhecida como Tessa), uma garota de dezesseis anos que vivia em Nova York, e que após a morte de sua tia não teve outra opção além de ir para a Inglaterra morar com seu único parente vivo, seu irmão mais velho, Nathaniel Gray. Porém, ela é enganada e sequestrada pelas Irmãs Sombrias. Onde descobre que seu irmão está sendo mantido em cativeiro. Assim, Tessa passa semanas presa, sendo torturada ao usar um poder que nem sabia que tinha. (E que poder wow!) O seu destino começa a tomar um rumo terrível. Até que ela é salva por William Herondale. O garoto misterioso e cheio do sarcasmo, a leva até o Instituto dos Caçadores de Sombras de Londres, onde Tessa passa a tentar compreender esse “novo mundo” e o que ela realmente é.
No instituto vai entendendo o que é o Mundo das Sombras, e as criaturas que existem nesse mundo, desde caçadores de sombras, que nada mais nada menos são matadores de Demônios, a lobisomens, vampiros, feiticeiros e anjos. O Magistrado, que comanda todo o Clube Pandemônio, deseja Tessa a todo custo, pois ela é a peça final de seu grande plano.
No decorrer da trama, dúvidas e respostas surgem sobre Tessa. Surpresas acontecem a todo o momento e notamos que seu coração está dividido entre os Parabatai Will e Jem. Como toda boa história, temos um romance, mais precisamente, um triângulo amoroso. O que é tão bem construído que não há mimimi algum.

Não tinha tanta expectativa sobre este livro, para ser sincera, mas ao início de sua leitura já mudei meu conceito, e ao decorrer do mesmo só confirmei que estava errada. O livro é simplesmente fantástico! Minha empolgação é tamanha, que posso afirmar que Cassandra Clare se mostrou audaciosa ao criar uma aventura para jovens com um enredo totalmente de época, extremamente talentosa. Sua narrativa é cativante e envolvente, e sua trama muito bem amarrada e construída.
Além destes fatores, a autora consegue criar uma história muito boa, cheia de ação, aventura, diálogos inteligentes, cenas de tirar o fôlego, drama e romance na medida certa. A autora também consegue surpreender! Quando você acha que sabe tudo e que está entendendo tudo, reviravoltas te fazem pensar: “Caramba!”. Tia Cassie consegue te fazer ansiar e querer mais, muito mais. Eu simplesmente fiquei vidrada do inicio ao fim do livro!
Sim, o livro tem cenas ótimas, a ambientação é perfeita e o clima é sombrio. E sim, você pode ler ambas as séries separadamente, sem medo de se confundir ou se perder, pois em Anjo Mecânico toda a mitologia envolvendo os Caçadores de Sombras e suas origens, é muito bem explicado.
Os personagens são incríveis e não dar para não se apegar a cada um deles. Tessa é uma garota inteligente, corajosa, determinada, forte e não é uma garotinha indefesa. Amei amei amei a garota Gray. Will, (ah Will ~ suspiros) é um Caçador de Sombras esperto, aventureiro, sarcástico, divertido e audacioso até demais. Ele tem certo charme e personalidade forte que logo de cara o leitor se apaixona. Jem (ah Jem ~suspiros) é outro personagem que possui meu coração por completo. Ele é gentil, talentoso, carinhoso, inteligente, forte, um vencedor. Possui uma beleza rara e peculiar por conta do seu passado, mas sua beleza interior realça tudo. Seu coração é enorme. Outros personagens que merecem destaque são Charlotte e Henry, que direcionam o Instituto de Londres, e acolhem Tessa. Jessamine, garota amarga, porém me faz gostar dela, também uma Caçadora de Sombras. Sophie e Thomas, empregados do Instituto são uns amores. Apeguei-me demais. Entre tantos outros. Além destes, há o Magistrado, e OMG! Gostei muito do vilão. Ele convence e toca mesmo o terror. É incrível.  Este é o tipo de vilão que causa opressão e terror usando sua inteligência e astúcia. (A-D-O-R-O).
Um detalhe importante é o colar que Tessa usa por todo lugar. Um anjo mecânico que terá uma grande importância no decorrer dos livros.

Cassandra soube desenvolver a história de modo excelente. É rica em detalhes e não deixa a leitura cansativa em momento algum. No final, pontas soltas são deixadas, mistérios não resolvidos e diversas coisas não reveladas. O que nos faz querer o próximo livro arduamente. Para um primeiro livro de trilogia não prejudica a história que em muitos livros só fica boa no livro seguinte. É um livro completo, de certa forma.
Posso dizer que o livro superou todas as minhas expectativas. Não era nada que eu esperava e me surpreendeu do início ao fim. Em minha opinião é bem melhor que Os Instrumentos Mortais❤ A maneira como a escritora conseguiu tornar tudo ali mais real e humano nos faz sentir parte da história e nos tornar amigos dos personagens. O leitor se coloca inteiramente e sente as dores dos personagens. É incrível como um livro pode mexer conosco como poucos livros conseguem. Cassandra fez com que uma história de época ficasse interessante e mergulhou o sobrenatural junto. Que pacote maravilhoso!
Anjo Mecânico é recomendadíssimo por mim. Leiam leiam leiam! Sério, vocês não irão se arrepender. O livro te surpreende de uma maneira sem igual.

Deixe um comentário