OLÁ, QUERIDOS LEITORES😀

Top 5 de hoje é relacionado a leitura, mais precisamente a como ler mais rápido😉 Algumas pessoas já me perguntaram sobre isso e resolvi fazer essa postagem especial. Espero que gostem!
Abaixo irei dar dicas de como fazer uma leitura mais dinâmica, mas tenha em mente que quem dita o ritmo é VOCÊ MESMO! Pois, depende do quão acostumado a ler você está e depende também do livro. Às vezes é uma leitura obrigatória (pedida pelo colégio) e isso pode fazer a leitura ser mais lenta e massante. Vamos as dicas:
Dica 1: Leia no seu ritmo!

Como eu havia dito, ninguém possui o mesmo tempo, ritmo e costume de leitura. Por isso que você deve ditar seu ritmo. Leia livros diferentes e veja como é sua dinâmica com cada um. Lembre-se que não existe uma formula mágica para ler um livro inteiro em poucos minutos. Cada um tem o seu jeito e também depende da leitura. Haverá livros que irá ler mais rapidamente por estar gostando da estória e haverá outros que não lhe agradará muito e a leitura será mais devagar. Se a leitura não está te agrandando não tenha receio em abandoná-la. Busque outro livro  ;-)
Dica 2: Estipule certa quantidade de páginas ou capítulos para ler por dia!

“Então eu irei ler um livro, ou talvez dois ou três.”
Observe suas tarefas diárias e veja quando terá tempo para a leitura. É depois do almoço? Antes de dormir? Guarde o maior tempo que tiver para a leitura, mesmo que este seja pouco, separe determinadas páginas para ler naquele momento. Eu costumo me desafiar e isso faz a leitura a ser mais dinâmica. Por exemplo: irei ler 5 capítulos hoje. Muitas vezes até leio mais que isso quando a estória está boa. Mas, por favor, não force a leitura. Leia no seu ritmo e não “correndo”, pois a leitura deve ser prazerosa, apreciada. Você deve se sentir feliz e bem lendo determinada estória.
Dica 3: Foque na leitura!

Coloque o celular no vibratório, desligue a WI-FI, fique longe de barulhos que irão te distrair e leia onde se sente mais confortável. Sei que muitos reservam, por exemplo, antes de dormir para ler, mas acabam pegando o celular e quando você nota, já se passaram duas horas! Horas que podiam ser aproveitadas lendo. Não perca o foco no livro!
Dica 4: Leia sobre o que gosta!

Não adianta forçar uma leitura, pois vai ser algo massante e nada prazeroso. Por isso, procure saber qual gênero literário você mais gosta e leia mais livros dele. Assim, sua leitura será melhor e mais rápida.
Dica 5: Leve o livro para todos os lugares!

Sim! Leve para o colégio, banco, padaria, consulta médica… Para onde você for. Pois, vão ter momentos que você não estará fazendo nada nesses locais, apenas esperando em filas enormes ou fazendo nada produtivo. Leia nos intervalos do colégio, na fila do banco ou da consulta médica/dentista, leia quando estiver esperando um lanche… Isso ajuda no rendimento da leitura😉

“Estou lendo, saia do meu quarto.”
Então pessoal, essas foram as 5 dicas e espero que tenham gostado😀 Lembre-se de ler sempre o que gosta e não tenha medo de abandonar o livro. Se tiver que ler algo obrigatório que a escola solicitou, leia este e mais um leve do gênero que gosta. Assim, quando um deles ficar chato, troque pelo outro😉
A leitura é algo prazeroso, divertido e que nos trás muitos ensinamentos! Ela é sua melhor amiga, te tira da ignorância e leva para outros mundos longe da nossa realidade. Não force  nada além do seu limite e leia o que gosta😉

“Essas coisas são incríveis! É como televisão na sua cabeça!”
Contem nos comentários se possuem alguma mania de leitura e como fazem para ler mais rápido!
Até a próxima!

32 Comentários

  1. Eu quero muito em programar para ler mais livros, vou usar suas dicas para comprar alguns porque minha estante esta muito pobre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vivi!
      Isso mesmo :D Se programe, compre livros e se divirta haha
      Beijos

      Excluir
  2. Antigamente eu lia bem mais rápido mas agora, acho que é por conta de ler só leituras obrigatórias, eu demoro mais de um mês para leu um livro. Que triste :'(
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Betânia!
      Eu entendo haha Também estou assim, mas logo voltamos a ler o que queremos haha
      Beijos

      Excluir
  3. Realmente, essas dicas ajudam muito. Eu estou com alguns livros acumulados pra ler aqui, mas nunca consigo começar, muito menos terminar D:
    Sou do tipo de pessoa que gosta mais de assistir filmes do que ler :P


    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara!
      Normal ter uma pilha de leitura haha Logo você volta a lê-los haha Entendo :D
      Beijos

      Excluir
  4. Que post ótimo! Vejo mesmo muitas pessoas com essa dificuldade para ler, mesmo gostando. Eu quando gosto de um livro não largo, mas eu tenho tendencia a ler muito rapido mesmo. As vezes as pessoas me dão algo para ler e acham que eu nem li, mas quando me perguntam eu sempre sei hahahaha.
    Amei seu layout e você é muito linda e escreve muito bem. Parabéns!
    Inferno ou Glória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaynnara!
      Fico feliz que tenha gostado :D É realmente assim, eu também lia muito rápido! Sempre sei todos hahaha Muito obrigada *-* awwn <3
      Beijos

      Excluir
  5. Eu não concordo muito com seu post, mas acredito que possa ajudar quem não tem tanta afinidade com a leitura. Acho que a dica mais valiosa é ler sobre o que gosta. Se não for assim, nada mais vai ajudar rs. As leituras obrigatórias estragam muito nossa imaginação. Mas é sempre bom ir se adaptando aos pouquinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelly!
      Sim, devemos sempre ler o que gostamos. Já as obrigatórias com o tempo adaptamos mesmo ;-)
      Beijos

      Excluir
  6. muito bom acho que devemos ler o que mais gostamos e daí passar para os que temos curiosidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      Sim, é ótimo! Ainda mais embarcar em outras leituras depois haha
      Beijos

      Excluir
  7. Adorei as dicas e vou usar muito delas pois estou inaugurando a categoria de resenhas literárias no blog. A única que não seguiria seria a última porque não consigo ler com barulho, com gente em volta, dentro do ônibus me dá enjoo, então é só essa por uma particularidade minha. Quem dera eu conseguir ler dentro do ônibus já que passo 4 horas do meu dia dentro dele, mas não dá.
    Entretanto amei as dicas. Parabéns! bjks
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ciana!
      Ahh fico feliz que tenha gostado :D Pois é, eu também não consigo, mas no resto fazemos dar certo haha Obrigada *-*
      Beijos

      Excluir
  8. Adorei as dicas! Uso algumas delas para poder ler dentro da minha meta ou até mesmo acabar antes da meta!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara!
      Obrigada ;-) Isso é ótimo haha
      Beijos

      Excluir
  9. Bem isso, gostei das dicas :)
    Eu não sou taaanto de ler, e acho que é bem isso para facilitar haha
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada :) Sim, quem sabe pode ajudar haha
      Beijos

      Excluir
  10. Minha programação de leitura ficou completamente bagunçada depois que eu comecei a ler Como Eu Era Antes de Você :( Estava colocando muita expectativa em cima do livro e acabei me frustando um pouco. Ótimas dicas ♡ Beijoooooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilih!
      É ruim quando acontece isso :/ Na próxima não force, ta? Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  11. Eu leio bem rápido por que quando bato o olho em uma linha, já consigo ler ela toda. Muita gente não entende, mas comigo isso funciona e muito bem hahaha.

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Isso é ótimo :D Assim você ler ainda mais rápido haha
      Beijos

      Excluir
  12. As dicas são ótimas, porém prefiro ler um livro "sem metas". Se eu gostar vou ler ele bem mais rápido do que o normal hahah Beijão! Adorei o blog ♥

    http://www.sorrisosnooutono.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samara!
      Obrigada *-* Sim, ler sem metas também é maravilhoso hahaha Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  13. Eu sou a pessoa mais lenta para ler. Estou lendo um livro faz 3 meses. O livro é ótimo, mas não é sempre que consigo parar para desfrutar. Mas gostei bastante das suas dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Entendo... Também já aconteceu comigo haha Mas é bom não forçarmos :D
      Beijos

      Excluir
  14. Já abusei muito dessas dicas naturalmente. Sempre tento respeitar meu ritmo e quando tento ignorá-lo a leitura passa a ser exausta e eu acabo não entendendo nada! O único livre que eu separei capítulos/páginas pra ler por dia foi a Bíblia, os demais eu sempre leio quando posso e à medida do possível, nas férias eu costumava ler vários em uma semana e ficava muito feliz com isso.
    Beijos

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana!
      É sempre bom respeitar seu ritmo ;-) Fim de semana é maravilhoso para mergulharmos nas leituras haha
      Beijos

      Excluir
  15. Sempre pratiquei essas dicas e ajudam muito. Eu leio realmente muito rápido, mas também sempre procurei aqueles livros sobre dinâmica na leitura, memória e etc, sabe? Meu sonho é conseguir ler sem vocacionar (ler sem falar o que tô lendo na minha cabeça). Mas é muuuuuuito difícil. Em um livro inteiro se eu consigo fazer isso com uma página me sinto mega feliz. (Livros técnicos, obviamente, se não acaba perdendo a graça já que literatura é pra relaxar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karoline!
      Que ótimo :D Ahh sei como é haha É difícil, mas um dia você chega lá ;-)
      Beijos

      Excluir
  16. Ler com metas foi muito produtivo quando tinha que ler livros para a escola que não gostava. O mais engraçado é que acabei por adorar os maias, que nos obrigavam a ler na escola e saía na prova e ler por capítulos ajudou bastante

    Este ano estou muito mal nas leituras, a maioria dos livros que iniciei não terminei e depois passou muito tempo e já me apetece ler algo novo e o círculo vicioso continua. Vou então seguir estas dicas! Sem dúvida que o meu pior problema é ir para o celular colada duas horas, tem de terminar esse vício! O que passei a fazer foi: proibida a entrada de eléctricos tipo laptop ou celular no quarto antes de dormir... passado uma semana estava tudo igual :/ a ver se volto a esse hábito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta!
      Sim, as metas nos fazem querer ler mais e a leitura ainda haha Exatamente. Com os obrigatórios funcionam. Uma pena não ter lido muito :/ Espero que consiga contornar esse problema. Acabe com o vício haha Tente de novo ;-)
      Beijos

      Excluir