Título Original: The Scorch Trials
Autor: James Dashner
Páginas: 400
Ano: 2011
Editora: Vergara & Riba
Gênero: Distopia
AdicioneSkoob


O Labirinto foi só o começo… o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Série Maze Runner

  1. Correr ou Morrer (leia a resenha)
  2. Prova de Fogo
  3. A Cura Mortal
  4. Ordem de Extermínio (prequel)
  5. Arquivos (extra)
Observação
Já li toda a saga Maze Runner, porém somente agora estou publicando as resenhas.
Prova de Fogo é o segundo livro da saga Maze Runner, escrita pelo autor James Dashner e publicada pela Editora V&R. Este volume me surpreendeu e posso dizer que segue a mesma dinâmica de tirar o fôlego do primeiro! O autor se superou, nos presenteando com ainda mais cenas de ação e momentos tensos.
O livro retoma a estória exatamente a partir do ponto em que o primeiro se encerrou e então começa a desenvolver uma trama igualmente complexa e recheada de mistérios.

Thomas, junto com Teresa e os outros clareanos que sobreviveram na fuga do labirinto, são levados para um lugar seguro. Lá são alimentados, cuidados e a sensação de segurança finalmente os acalma. Porém, a tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes, os Cranks. Seres humanos infectados com o Fulgor, a doença que vem matando os sobreviventes da Terra.

No dia seguinte, Teresa simplesmente some e é substituída por Aris, um menino que pertencia ao Grupo B, o qual viveu o mesmo pesadelo que os meninos da clareira (classificados como Grupo A). A única diferença é que ele era cercado por meninas. Com a chegada de Aris vários fatos sem explicação surgem. Tatuagens que apareceram da noite para o dia em seus pescoços, corpos pendurados de cabeça para baixo sem vida e a descoberta do Fulgor.
Após descobrem mais sobre o Fulgor, os garotos ficam ainda mais encurralados e tudo se complica. Os clareanos conhecem o “Homem Rato” e recebem a informação que todos estão infectados com a doença e precisam passar por diversas provas para chegarem até a cura. O Grupo A precisa chegar até o lugar seguro, mas o caminho não será nada fácil.
Prova de Fogo passa longe daquela famosa “maldição do segundo livro”, pois a estória evoluiu muito e ficou ainda mais complexa. Somos introduzidos cada vez mais fundo na trama e nos tornamos ainda mais próximos dos personagens. Ao mesmo tempo em que Thomas e seus amigos descobrem algo, nós, leitores, ficamos surpresos ao mesmo tempo, pois há fatos que não conseguimos nem chegar perto de adivinhar.

No decorrer da estória podemos ver que aquela expressão “Tudo o que puder dar errado dará” é verdadeira. Quando pensamos que tudo se estabilizará, as coisas pioram, o que nos deixa nervosos e assíduos para descobrir mais e mais.
Conhecemos novos personagens, com foco maior em Brenda e Aris. Os dois são muito intrigantes e ao mesmo tempo em que em alguns momentos confiamos neles, ficamos com aquela pulguinha atrás da orelha. Teresa, apesar de não aparecer muito, é de extrema importância e seu papel é fundamental no decorrer da trama.
A amizade entre os clareanos fica ainda mais forte e é perceptível, tenho bastante admiração no quanto eles são unidos. Principalmente o trio: Thomas, Minho e Newt  <3

O mistério continua intenso e perturbador, com novas perguntas sendo criadas a todo instante e poucas respostas sendo dadas. Os momentos finais me deixaram com o coração na mão e revoltadíssima com as “sacanagens” que são feitas com os personagens. Será que eles já não sofreram o bastante? Vamos dar um tempo!
A escrita de James continua fantástica. O mundo distópico criado por ele é possivelmente real em suas peculiaridades e é intrigante. Não há fatos jogados ao léu, para a maioria há explicações plausíveis. As cenas de ação, a falta de memória e o jogo tanto físico quanto mental são dinâmicos e se completam.
Em suma, Prova de Fogo possui muitos momentos tensos, ação sem parar e mistérios intrigantes! A cada página queremos mais e mais, fazendo-os devorar o livro rapidamente. Super recomendo para os amantes de ação, aventura e distopia.

19 Comentários

  1. Oiii Nath!

    Ainda não havia conferido a mudança de endereço, parabéns, o blog está lindo demais! Já estou seguindo! Amei o cabeçalho

    Essa série Maze Runner ainda não li, tenho vontade mas confesso que com tanta novidade chegando todos os meses fica dificil a gente se organizar e acabo deixando esquecido essas séries que estavam na minha listinha há muito tempo. Além do mais, confesso que me bate uma preguiça começar mais uma série de 3, 4 livros...
    Quero diminuir um pouco as que tenho inacabadas, aí quem sabe eu me aventuro em começar mais essa. A premissa me chama a atenção e eu gosto de séries assim, eletrizantes.
    Uma coisa que quero fazer é conferir pelo menos as adaptações, se gostar bastante acho que me animarei ainda mais com os livros.
    Adorei essa recomendação, fica anotado mais uma vez, e um dia sei que vou acabar conferindo sim

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!
      Ahhhhhh muito obrigada *-* Fico feliz que tenha gostado! Eu te entendo completamente, às vezes bate uma preguiça mesmo, mas vale muito a pena ler! Sim, é muito eletrizante e os filmes estão ótimos! Espero que leia e que veja haha
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Nath!
    Sempre tive vontade de ler esse livro, mas uma amiga disse que depois desse segundo volume o enredo fica chato.. Mas, vendo sua resenha tão positiva me deu vontade de ler rs. Parece que a adaptação cinematográfica está bem diferente da literária, mas confesso que amei os dois primeiros filmes!
    Vou aguardar a resenha do próximo!!
    Beijos!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Báh!
      Ahhh, pois leia, é ótimo! Sempre os últimos livros são assim, às vezes, por ser o final. Finais e despedidas são ruins haha Mas leia sim, dê uma chance ;-) Sim, as adaptações ficaram diferentes, mas não deixam de serem boas.
      Beijos

      Excluir
  3. Nath, tudo bem?

    Acredita que esse foi um caso curioso, senti vontade de ler o livro após ver o filme. Embora ainda não tenha iniciado a série, já está na fila, esperando o momento certo. Acho que vai ser um prato cheio, pois sou do tipo de leitora apaixonada por ação, distopia, aventura. Encontrar tudo isso numa série só deve ser incrível.

    Beijo

    https://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Krisna!
      Sei como é haha Isso já aconteceu comigo! Espero que leia logo, pois é uma série excelente. Pacote completo hehe ;-)
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Nath, como sempre arrasando na resenha garota. Essa coleção era a mais louca que eu já tinha lido, até ler o Circo Mecânico. Gostei muito desta série, é tão diferente e surpreendente. Mas preciso dizer: não gosto da Teresa! hahahah.


    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lili!
      Obrigada *-* Ahh quero muito ler esse haha É uma série fantástica mesmo <3 Ahhh eu amo a Teresa hahahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Maze Runner até é um livro que acho curioso em ler. Tem uma história boa e pelo jeito a continuação é merecida, mas por enquanto vou ficar apenas lendo resenhas e comentários da série de livros, espero que me bata o bichinho da vontade de ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helana!
      Sim, a estória é interessante e vale muito a pena ler. Espero que esse bichinho apareça logo haha
      Beijos

      Excluir
  6. Adorei Prova de Fogo, bem melhor que o primeiro, em minha opinião!
    Gostei do filme também, apesar das divergências. <3

    Abração,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Também adorei :D A estória evolui muito! Exatamente haha
      Beijos

      Excluir
  7. Olá!
    Conheço Maze Runner, mas nunca li os livros, só vi os filmes e morro de vontade de comprar o box. Pela sua resenha eu pude perceber que a história é beeeeem diferente do filme heim? Fiquei muito curiosa com isso. Sua resenha está ótima e com certeza foi o empurrãozinho que eu esperava para começar a série.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina!
      Compre assim que tiver oportunidade, pois vale muito a pena! Sim, há algumas coisas diferentes dos livros. Obrigada *-* Fico feliz e espero que leia.
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Nath.
    Completei essa série a pouco tempo na estante, mas ainda não li.
    Vi alguns pedaços do primeiro filme e a história parece ser muito interessante.
    Vou tira-los em breve da estante,rs.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana!
      Agora que já tem todos é bem melhor para começar as leituras haha É ótima! Espero que leia logo e que goste :)
      Beijos

      Excluir
  9. Queria ter tempo sobrando para ler essa série, ela me chama muito atenção por conta do gênero que gosto muito, dinâmico e cheio de reviravoltas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!
      Espero que ache um tempinho. A série vale muito a pena! Sim, desse jeito :D
      Beijos

      Excluir
  10. Sou tão louca para ler essa série! Confesso que só conheço por causa do filme (e que gostei muito dos dois).
    Adorei sua resenha, Nath!
    Bjs
    http://umleitornooceano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir