Título Original: The Death Cure
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 368
Ano: 2012
Gênero: Distopia / Aventura
Adicione: Skoob

Por trás de uma possibilidade de cura para o Fulgor, Thomas irá descobrir um plano maior, elaborado pelo CRUEL, que poderá trazer consequências desastrosas para a humanidade. Ele decide, então, entregar-se ao Experimento final. A organização garante que não há mais nada para esconder. Mas será possível acreditar no CRUEL? Talvez a verdade seja ainda mais terrível… uma solução mortal, sem retorno.
Série Maze Runner

1 – Correr ou Morrer (leia a resenha)
2 – Prova de Fogo (leia a resenha)
3 – A Cura Mortal
(Prequel) Ordem de Extermínio
(Extra) Arquivos

A Cura Mortal é o terceiro e último livro que finaliza a trilogia principal, escrita por James Dashner e publicada pela editora V&R. A série Maze Runner ganhou meu coração desde o primeiro livro. É fantástica! Porém, apesar de este último livro ser ótimo, não superou expectativas. Eu esperava mais em relação às dúvidas que já existiam na trama.

A Cura Mortal tem acontecimentos surpreendentes, mas que estão longe de superar a adrenalina, o nervosismo e a confusão dos dois primeiros livros da série. No início da trama,Thomas se vê isolado em um quarto totalmente branco e longe do contato com seus amigos Clareanos. Ele ainda está ressentido com a “traição” (fato discutível) de Teresa que aconteceu em Prova de Fogo. Após vários dias, o Homem-Rato surge para dizer que a cura contra o Fulgor encontra-se próxima, mas é preciso mais dedicação para o Experimento Final. Então surge aquela questão: será que CRUEL é confiável? Até que ponto os Clareanos chegarão para encontrar a cura?

Enquanto os primeiros livros se passavam em ambientes controlados, como o Labirinto e o Deserto, nesse nos encontramos nas cidades que ainda se preservam contra o vírus do Fulgor. Porém, isso não significa que as pessoas vivem em paz umas com as outras. Ao contrário! Pois há constantes vistorias para detectar quem possui ou não o vírus. Foi interessante esse contato com esse tipo de sociedade, enquanto, ao mesmo tempo, podemos ver cenas desumanas e horrendas no Palácio do Cranks onde as pessoas contaminadas vivem seus últimos momentos de sanidade mental.
A Cura Mortal é um ótimo livro. Com cenas de ação, personagens que reaparecem (grande surpresa), momentos intensos, mas não há grandes revelações e o final ainda é aberto, ou seja, não temos respostas conclusivas. Isso me deixou chateada, pois ficaram tantas coisas sem respostas. James criou muitas questões, enigmas e personagens, mas muitos desses se perderam. Espero que estes sejam esclarecidos nos livros extras.

Sobre os personagens… Bom, alguns que antes eram muito importantes foram ofuscados e apareceram menos. Outros ganharam muito espaço. Thomas foi muito esperto em alguns momentos, mas burrinho em outros. Ainda mais na questão de em quem confiar. Além da questão de “quero ou não quero recuperar minha memória?”. Brenda ganhou bastante destaque. TeresaNewt e Minho foram incríveis ❤ Aconteceram mortes trágicas que me marcaram a ferro <\3 Sofri e chorei demais! Why James Why??
Os momentos mais marcantes foram as fugas; as cenas de ação; as mortes de pessoas que eu amava; a amizade entre Thomas, Minho e Newt; e quando o leitor ver pela primeira vez as cidades. A escrita de Dashner continua excelente! Impossível de largar. A maneira como ele desenvolve e explica tudo é fantástico. Quero ler tudo do James ❤

Em suma, A Cura Mortal é um ótimo livro e que tinha tudo para ser um final épico, mas em razão das perguntas não respondidas e de muitas questões em aberto, não satisfez muito nisso. Porém, vale a pena a leitura desse livro arrebatador e intenso.
Não se esqueçam… CRUEL é bom😉
Quotes
“Como tentamos instilar repetidamente em nossos indivíduos, o CRUEL é bom.” – Ava Paige
“Qual era a razão de ter uma conversa se não se podia confiar nas palavras?”
“Acho que não há mais certo ou errado. Só coisas horríveis e coisas um pouco menos horríveis.”
“O medo do desconhecido não o controlava mais. A esperança havia encontrado o caminho e tomara conta dele.”
“Sigam-me. Mas lembrem-se: se alguma parte do corpo de vocês for arrancada devido a um encontro desafortunado com um Crank, aconselho-os enfaticamente a deixar essa parte do corpo para trás e correr na velocidade com que o diabo fugiria da cruz. A menos que seja uma perna, claro.”
 “É quase tão doce quanto aquela vez que ela atingiu sua cara de mértila com a ponta de uma lança.”
“Se para você tudo bem continuar enlouquecendo devagar até ter vontade de devorar criancinhas, acho que não vamos mesmo chorar por você.”
“É um clichê, eu sei, mas você não acredita que o fim justifica os meios quando não há outra escolha?”
 

10 Comentários

  1. Oii, amiga!

    Então, CRUEL é bom? Concordo com você, a trilogia tinha tudo para ter um final épico, mas ao meu ver, foi um final decepcionante, deixando muitas respostas a serem respondidas. E sobre as mortes, quero nem comentar sobre meu personagem favorito </3 Me conta, você já leu 'Ordem de Exterminio'?

    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Pois é! Tinha tudo para ser sensacional e ficaram muitas coisas sem respostas </3 As mortes me destruíram, amiga. Ainda não, pois o baque desse final foi tão forte que deixei para ler este em um outro momento haha
      Beijos

      Excluir
  2. Nath, amei a resenha. Considero a atitude de Teresa traição sim... peguei nojo dela...hahhaha. Concordo com você que esperava mais do final, muitas perguntas não respondidas, mas gostei mesmo assim.


    Beijos

    http://meninasnaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lili!
      Obrigada *-* Ai não consigo odiá-la haha Pois é... Mas também gostei!
      Beijos

      Excluir
  3. Obrigada pelas tuas palavras, querida! Quinta-feira retomo aos artigos e espero ver-te por lá! Vou ficar atenta às tuas partilhas.

    Beijinho :) *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!
      Imagina *-* Irei conferir sim! Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  4. Vixe, mais um? e eu nem li o primeiro, tomara que virem todos filmes e você sempre poste resenhas para ai ja tenho uma melhor noção do livro uahhuahua! Você arrasa demais!
    Beijos, Bru - www.naoemprestolivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bru!
      Que preguiça é essa de ler, amiga hahahaha Espero que tenha os filmes mesmo haha Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  5. Ah, só falta esse pra mim terminar. <3
    Falta esse e o tempo para lê-lo, claro. Kkkk
    Adorei sua resenha, me deixou animado em ler esse finale.

    Abraços,

    Pedrim
    http://pedrimoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Aêê :D Leia logo, pois é maravilhoso haha Obrigada <3
      Beijos

      Excluir