Autora: Ligia Ortiz
Editora: Amazon
Páginas: 419
Ano: 2016
Gênero: New Adult / Romance
Adicione: Skoob 
-
Sinopse:
Nascida em uma família abastada, sustenta uma postura nobre, exibindo a educação refinada no melhor dos círculos sociais com uma beleza ímpar. A sorte parece sorrir para Mariana. 
Até adentrar em sua casa. 
A majestosa mansão padece sem cuidados, objetos de arte valiosos foram substituídos por réplicas medíocres e o dinheiro que enchia os bolsos da família Albuquerque é tão escasso que dívidas se acumulam entre bancos e credores. 
Num cenário ditado pelo severo Sr. Renato, Mariana mantém as aparências, independentemente de sua vontade. Tudo muda quando conhece Rafael. Dono de um poder de sedução intenso e incrivelmente persistente, aos poucos ela abre as portas de sua vida e mostra que sob as brumas há segredos indecorosos, escondidos por anos. 
Contudo Rafael também guarda segredos e quanto mais eles se aproximam, mais complexa a relação fica. Ressentimentos tingem o passado, marcando o ritmo entre os dois corações. 
Aceitação pode não ser uma opção e, quando muito é escondido, nada é o que parece ser.
Aparências é o segundo romance da querida autora Ligia Ortiz, mesma que escreveu Nas Proximidades do Amor (clique para ler a resenha) meu amorzão de livro *-* Primeiramente foi publicado na plataforma WhatPad, mas atualmente também está disponível em e-book na Amazon.
Sou completamente apaixonada pela escrita de Ligia e suas estórias fantásticas! Sinceramente, de coração, espero que Ligia nunca pare de escrever <3 Antes de eu ler Nas Proximidades do Amor minhas expectativas estavam muito altas e elas foram superadas! Não é atoa que se tonou meu queridinho. Assim, também não foi diferente com Aparências e Ligia me surpreendeu, de novo!

Aparências nos conta a estória de Mariana e Rafael, duas pessoas de mundos diferentes, mas que a atração intensa e certos “entendimentos” os fazem ser o casal perfeito, ou quase. Eles não se completam, mas sim se adicionam como inteiros. A adição dos dois, junto com suas qualidades e defeitos faz a relação ser ainda mais real e linda.
O prólogo, contado há cinco anos antes do atual romance, é a introdução perfeita para encaixar o leitor na trama. Conhecemos Rafael Bernardo e sua família humilde que trabalha na luxuosa mansão da família Albuquerque. O chefe, Sr. Renato, é um monstro em forma de homem, onde não dá à devida atenção a família e faz questão de humilhar e mostrar quem manda aos funcionários. Ele é pai de Mariana, uma garota doce, inteligente e ingênua a qual Bernardo nutre uma paixão escondida.
A situação já não era agradável, mas piora quando a mãe de Bernardo fica muito doente e não pode mais trabalhar. A filha mais nova fica em seu lugar, mas o repouso não causa grande melhoria na mãe, que não suportando mais tanta dor, acaba falecendo.
Este trágico acontecimento destrói Bernardo e o rasga por dentro. Colocando toda a culpa em seu chefe, e com razão, o jovem tem uma atitude radical que faz toda a sua família ser despedida. Assim, um único sentimento preenche todo o seu corpo: ódio e o desejo de vingança.
Cinco anos depois, conhecemos uma Mariana mais madura. A garotinha se tornou uma linda mulher independente, lutadora e determinada. Mari ainda mora com os pais e cursa a faculdade de Administração. Porém, sua família está falida e ela, sozinha, precisa correr atrás dos seus objetivos. Seu pai, Renato, se recusa a abandonar todo o luxo e continua ostentando o dinheiro que não possui mais. Assim, Mari divide seus dias trabalhando pela manhã e tarde em um café como caixa e a noite vai à faculdade. Seu dinheiro é suado e a jovem ainda precisa ajudar com as despesas da casa, isso tudo sem o seu pai saber, pois ele desaprovaria tal trabalho “medíocre e diminuto”. Além disso, ele não dá um pingo de valor na filha e em tudo que ela luta para conseguir honestamente.
Irene, mãe de Mariana, se tornou uma mulher fraca e submissa, a sombra da pessoa que já fora um dia. Vive depressivamente trancada em seu quarto, mal se alimenta e não consegue parar com o vício em tomar remédios fortes para acalmá-la. Ou seja, praticamente perdeu a vida. É vítima de maus tratos verbais e físicos do próprio marido. A situação não poderia ir de mal a pior. A mansão dos Albuquerque, antes tão pomposa e com vida, se tornou sombria e cheia de segredos dolorosos. O modelo de família perfeita morreu.

No Café em que trabalha, Mari é paparicada pelo chefe que possui uma paixão pela moçoila. Denis é o homem perfeito, sem falar de como é simpático, agradável, divertido, bonitão, um chefe maravilhoso e que adora arrancar sorrisos de Mari a presentando com muffins de diferentes sabores a cada dia. Impossível não se apaixonar por ele *-* Porém, Mari não o vê da mesma maneira, não nutre os mesmos sentimentos, para ela só há amizade entre eles. Talvez sua vida até seria menos complicada se se entregasse à Denis.
Em um dia qualquer na faculdade, Mariana sente um intenso olhar sobre si e não consegue resistir ao magnetismo que os clama. O dono dos lindos olhos castanhos é Rafael, ao qual Mari não reconhece pelos anos que não se viram. Assim, como que por obra do destino, o bonitão resolve usá-la em seu plano de vingança contra Renato.
O início da relação de Mariana e Rafael diverte muito o leitor. O casal solta farpas ao mesmo tempo em que não resiste em ficar longe um do outro. As provocações e as frases incrivelmente elaboradas fazem tudo o mais valer a pena. A atração e química entre os dois são inegáveis. Porém, debaixo dos panos, nós leitores, sabemos que o romance, em parte, é fingido já que se trata de uma vingança de Rafael. Ele a ama, mas por um diálogo que não ocorreu, se opõe a se entregar por inteiro.
O relacionamento complicado entre Mariana e Rafael faz a vida da moça virar de ponta cabeça. As variações de humor dele a destroem e a desconfiança está presente. Nem Irene, nem Ângela, amiga de Mari, aprovam o romance.
No decorrer da trama acompanhamos de perto o relacionamento familiar de Mariana que a cada dia fica mais complicado pelo comportamento rude e abusivo de seu pai. Sem falar do romance com Rafael que melhora a cada dia. A moça está nas nuvens! Porém, será que este amor valeria mesmo a pena?

Aparências me surpreendeu do início ao fim! A estória é muito real e se encaixa perfeitamente na vida de várias pessoas no mundo. É terrível “presenciar” as monstruosidades do pai de Mariana para com ela e sua mãe.
Ligia soube conduzir a trama de forma fantástica! A escrita é uma delicia e ela nos conduz com maestria. Os diálogos são muito bem feitos, a descrição dos ambientes e dos momentos, até nos pequenos detalhes, são todos escritos de forma excepcional. Tudo que gosto em uma história que vale a pena, está nesse livro. Ligia tem um bom gosto incrível e escreveu de uma maneira que até as cenas mais quentes eram bem descritas e nada apelativas.
Senti um turbilhão de emoções enquanto lia e não consegui parar até finalizar a leitura. Sério, pessoal, li o livro em algumas horas e só parava quando havia real necessidade. Ao fazer isso eu já sentia saudades dos personagens <3
A estória possui elementos que já conhecemos, como a menina rica que se apaixona pelo rapaz pobre. Só que o diferencial é que aqui nada é o que parece ser. A menina rica não tem onde cair morta e o rapaz pobre possui sua própria empresa. A contradição e a fuga do clichê são fantásticas!
Há alguns capítulos que Rafael narra e foram no momento exato! Enfaixou perfeitamente na estória. Sinceramente, amei isso! Não a nada melhor do que saber o que se passa na cabeça dos outros personagens da estória.

Os personagens são muito reais e fáceis de apegar. Alguns deles, como Mariana, Rafael e Dona Irene, obtiveram um crescimento enorme no decorrer da trama e admiro muito isso.
Mariana não é mais uma garotinha. Com seus vinte e um anos a jovem é independente, forte, determinada e se preocupa com o bem estar das pessoas que ama de uma maneira que a atinge intensamente. A moça possui certa ingenuidade, mas há motivos. Mari sempre viveu presa em casa e proibida de aproveitar sua adolescência. Assim, não teve muito contato com a realidade afora, porém sabe seu valor e corre atrás do que deseja. A moça sofreu demais a vida inteira e por toda a dor física e psicológica que passou, só posso imaginar como ela ainda permaneceu de pé, lutando. No início, ela abaixava muito a cabeça perante o pai, mas em vários momentos o enfrentava e sua evolução na trama foi gigantesca! Em alguns pontos de sua personalidade, me identifiquei com ela. Mari se tornou meu xodó <3
Rafael, mesmo depois de cinco anos, continuou com sua personalidade forte e língua afiada. O rapaz não desiste nunca, foca no que deseja e rema até conseguir, mesmo o caminho sendo tão árduo. Ele é controlador, às vezes arrogante e grosso, mas possui suas diversas qualidades. Rafa é educado, batalhador, charmoso, conquistador, sabe provocar e seus argumentos são muito convincentes e bem elaborados. Além de ser lindo, sexy e esperto! Impossível resistir a ele! O rapaz é verdadeiro (apesar da mentira da vingança) e quando ama, é profundo e intenso. Apaixonei-me por ele logo a primeira vista <3 É totalmente compreensível sua atitude, ele sofreu as consequências, mas quem pagou a dívida foi Mariana. Rafael pensou que ela fosse um tipo de garota quando na verdade ela era totalmente o oposto. A raiva nos faz ficamos cegos e o diálogo que é a base de tudo, não ocorre antes. Tudo isso por medo. Mas mesmo assim, eu o compreendi e o amei.
Todo o sofrimento passado pelo casal me destroçou e sofri junto. O problema é sempre a falta de diálogo. Foi muito real a contagem de tempo das dores. Ligia acertou de novo! Um furacão de emoções me jogou no chão e ainda estou lá haha O final acabou comigo e me senti nostálgica lembrando do começo de tudo :’) Odeio finais, sejam tristes ou felizes, pois odeio “despedidas” haha
Ainda neste momento fico recordando o início da estória. Mariana sendo perseguida por Rafael e toda a troca de farpas eram momentos incríveis! Fiquei sem fôlego diversas vezes e me peguei rindo, me divertindo com as cenas. As discursões do casal são uma das melhores qualidades da trama! O jogo de palavras é excepcional, todas perfeitamente colocadas em cada frase. Rafael deixava Mariana (e eu também) sem fôlego ou reação, pois o rapaz sabe como provocar e joga para ganhar! Amava ver o circo pegando fogo hehe

O amor dos dois é ardente e intenso de uma maneira linda. Em alguns momentos me peguei pensando “quero isto para mim, apesar de tudo”! Lendo, vocês entenderão ;D Saudades discussões de Mari e Rafa… Saudades dos momentos românticos e mais quentes… Ai ai, suspiro <3
Pela estória se passar na faculdade e pela idade dos personagens me identifiquei com facilidade e isso deixou a leitura muito mais fluida. Não dá para desgrudar um minuto!
Ligia tratou de um assunto muito forte, como o relacionamento abusivo. Isso junto às atitudes que uma pessoa toma por dinheiro, a submissão, o medo de denunciar, as dores que, neste caso, a mãe passou para proteger a filha… Enfim, estes fatores foram trabalhados com maestria e a autora não focou somente no romance, mas sim nos diversos tipos de relações. Ponto forte da estória! Ligia mostrou uma verdade da vida: o ser humano vive usando máscaras. As aparências são mais importantes do que a realidade, do que a verdade.
Aparências nos passa lições e momentos de reflexão. Nós mulheres não podemos permitir que ninguém nos maltrate e não podemos ficar caladas. Não devemos nos reprimir, esconder, nos humilhar e nem sermos submissas a este mal. Em nossa realidade, atualmente ainda encontramos esses tipos de relações, mas precisamos ver que há leis que nos protejam. Não fiquemos caladas, os fins nem sempre justificam os meios.
Mariana foi uma personagem forte e embora tenha baixado a cabeça no início, bateu o pé e enfrentou seus problemas, salvando sua mãe junto dela. Sem falar das provocações de Rafael, algumas inofensivas (e até divertidas com seu charme), mas outras ela não se deixou calar. Foi maravilhoso ver isto <3 Calma, não disse que ele a tratou mal, de forma alguma. Rafael = bad boy e príncipe provocador-charmoso-divertido ao mesmo tempo haha AMEI *-*
Em suma, Aparências é um livro incrível que vale muito a pena ler! O leitor se diverte, se apaixona e absorve muitas lições. A escrita de Ligia é leve, flui extremamente bem e ela conduziu a estória de forma melhor impossível <3 A autora nunca decepciona *-* Parabéns, Li! Tenho orgulho de ser sua parceria e amiga!
Esta resenha ficou enorme, mas não vejo porque dela ser pequenina, afinal amei a estória e sinto que ainda há muitas coisas a serem ditas!
O livro não precisava de uma continuação, pois a autora o finalizou muito bem, mas terá o segundo volume \o/ Eba! Já quero pra ontem hehe Leiam! Aparências vale muito a pena!


56 Comentários

  1. Oiii Nath

    O livro parece ser bem rico em detalhes com histórias que envolvem o leitor. Não conhecia nem a autora, nem o livro e por ser autoconclusivo já me chama a atenção de primeira já que estou fugindo de pegar mais séries.
    Levo anotado para futuras leituras.
    Obrigada pela resenha

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!
      Sim, a estória é excelente e nos envolve muito! Fico feliz que tenha gostado e espero que goste ;-) Eu que agradeço <3
      Beijos

      Excluir
  2. Nath!! Amei, amei, amei sua resenha! Li "Aparências" quando a autora o estava publicando no Whatpadd, então você deve imaginar como ficaram meus nervos, né? Se você não conseguia largar o livro.. eu não conseguia segurar minhas emoções ao chegar ao final de um capítulo e saber que teria que esperar alguns dias para ler o próximo.
    Esse livro é tão bom quanto "Nas Proximidades do Amor", mas ele mexeu comigo de uma forma diferente. O tema polêmico destacado em "Aparências" é muito esquecido por nossa sociedade e merece estar no palco, ser falado, discutido e denunciado..
    Amei a forma como a autora abordou isso e agora não vejo a hora de escrever a resenha lá pro blog, mas antes, preciso relê-lo :)
    Beijos amiga e parabéns pela resenha!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Báh!
      Ahhhhhh muito obrigada, amiga *-* Fico feliz que tenha gostado tanto do livro quanto da minha resenha <3 Nossa, imagino sua agonia! Mas ainda bem que ele já foi lançado completinho hehe Sim, o tema é forte e merece mais destaque! Já anseio sua resenha, flor! Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  3. Fiquei com vontade de conhecer Mariana e Rafa. <3
    Faz tempo que não leio um New Adult, acho que este é uma boa indicação para sanar a necessidade, né?
    Parabéns pela resenha.

    Abraços,

    PEDRIM OLIVEIRA
    UM MENINO LEITOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pedro!
      Ahhhh que ótimo :D Sim, este livro vai suprir as necessidades haha Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  4. Uau, que resenha maravilhosa! Eu nunca li nada da Ligia, mas fiquei ansiosa para ler Aparências e o outro livro dela. Achei muito legal o tema já que nunca li nada sobre isso. Acredito que as pessoas se prendem muito as coisas materiais e deixam as coisas importantes de lado. Eu vejo isso com muita facilidade nesses romances que tanto leio, infelizmente. Além disso, o fato da autora abordar os tipos de relacionamentos me chamou muito atenção. Eu detesto pessoas que negligenciam outras ou que são abusivos de alguma forma, não tem coisa pior. O livro aborda isso de tal maneira que nos deixa uma lição maravilhosa que já estou louca para conferir.
    Recado anotado! Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Miriã!
      Obrigada *-* Assim que puder leia os dois livros da Ligia. Valem muito a pena <3 Sim, o livro teve esse diferencial o que é ótimo! Também odeio! Siimm \o/
      Beijos

      Excluir
  5. Fiquei muito curiosa para ler esse livro. Vou procurar para comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Que ótimo :D Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  6. Não conheço a Autora e por consequência o livro, mas me interessou. Tenho uma lista interminável de livros para ler, então, por hora, esse não entrara na lista. Mas, a garota da capa se parece muito com você ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nilzete!
      Ahh que bom que gostou :D Imagino, mas espero que leia um dia! Sério? Obrigada haha
      Beijos

      Excluir
  7. É um livro que realmente tem uma protagonista forte, mas também, com tanto problema coitadinha.
    Mas acredito que isso faz com a história e os personagens cresceu.
    Adorei conhecer o livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helana!
      Fico feliz que tenha gostado :D Sim, o tema é forte, mas a estória é linda!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Nathalia.Tudo bem?
    Esse livro me lembrou bastante um livro chamado "Embusca do paraíso" da Judith MacNaugth.
    Claro que a trama não é a mesma em si, mas alguns elementos como pai abusivo , sentimento de vingança do personagem principal masculino e o fato desse personagem ser na primeira parte de origem humilde e na segunda aparecer bem sucedido.
    Pelo jeito que você disse em sua resenha a Ligia deve ser uma ótima escritora e fiquei curiosa para conhecer um pouco da obra dela.

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sério? Que legal :D A estória também é forte e incrível! Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  9. Não conhecia, mas me pareceu um livro muito bacana, os personagens são envolventes, deu vontade de ler o livro agora para saber mais kkk muito boa a sua resenha, gostei de conhecer mais sobre a escritora tbm. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzi!
      Fico feliz que tenha gostado *-* O livro é mesmo maravilhoso! Espero que leia!
      Beijos

      Excluir

  10. Como assim eu ainda não conhecia esse livro?
    Depois da sua resenha eu já preciso dele pra ontem, que lindeza ♥
    Sua resenha ficou incrível, e livro parece ser lindo e do jeito que eu gosto, eu amo um romance ♥♥♥
    Já vou anotar o nome aqui pra garantir o meu e poder suspirar digo apreciar a leitura kkkkk
    ótimo domingo
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati!
      Ahhhh fico muito feliz que tenha gostado *-* A estória é maravilhosa mesmo! Ebbaa \o/ Leia sim, flor! Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  11. UAU!
    esse livro parece otimo!
    e que resenha toooop, rica em detalhes! ♥
    assim dá mais vontade ainda de ler o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tanise!
      Sim, é maravilhoso *-* Obrigada <3 Espero que leia o livro, hein?
      Beijos

      Excluir
  12. Que legal, é muito bom quando um livro nos arrebata desse jeito :)
    Resenha bem detalhada, parabéns
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabelle!
      Sim, é maravilhoso *-* Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  13. A M E I a sua resenha!! COMPLETA DEMAIS e super fofa! Dá pra ver que realmente gostou, sabe? me interessei mt pelo livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Liz!
      Ahhhh que ótimo *-* Muito obrigada <3 Sim haha Espero que leia e que goste!
      Beijos

      Excluir
  14. Adorei sua resenha. Vou adicionar no Skoob. Com certeza irei ler. Amo romances <3
    Parabéns pela resenha. bjos

    Blog Carpe Diem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carine!
      Obrigada *-* E este é um romance maravilhoso!
      Beijos

      Excluir
  15. Nossa que resenha enoooooorme, vc realmente se empolgou. Gostei de conferir suas impressões e acabei ficando mais curiosa ainda em relação a leitura. Estou com esse ebook aqui para ler, mas quem disse que consigo tempo!!??? Mas me esforçarei para ler ainda esse ano. Parabéns pela leitura de mais um nacional de qualidade que nos faz refletir sobre várias questões sociais e familiares de extrema importância.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline!
      Pois é, a estória vale muito a pena :D Fico feliz que tenha gostado! Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  16. Respostas
    1. Olá, Gabriela!
      Que ótimo :D Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  17. Olá, tudo bem? Que livro mais interessante. Ainda não conhecia mas achei o enredo bem interessante. Realmente a resenha ficou bem extensa, mas se o livro é tão interessante não tem problema não é mesmo? rs Ela ficou bem completa e dá para perceber o quanto você gostou dele. Vamos ver o que nos aguarda o próximo livro. Beijos, Érika =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érika!
      Sim, o livro foi tão bom que eu precisava mostrar tudo haha Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  18. Oie <3
    Eu não conhecia o livro, mas já ouvi falar da autora.
    Você gostou muito do livro, né? haha. Ele parece ser bem interessante ♥

    Beijos,
    Flá Bergamin
    http://voceetaolivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Flá!
      A Ligia é um amor <3 Demais haha Que bom que gostou!
      Beijos

      Excluir
  19. Que lindo! Não conhecia o livro e nem a autora. Me interessei bastante, até porque estou em busca de coisas diferentes para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eba \o/ Fico feliz que tenha gostado! Espero que leia e que curta a leitura :D
      Beijos

      Excluir
  20. EU QUEROOOO! Coloquei em capslock porquê depois dessa resenha enlouqueci por esse livro! <3 Que história perfeita só de ler tua resenha já senti meu coraçãozinho apertado para saber como tudo vai se resolver ou não... O.o
    Pelo o que vi ainda não tem livro físico, somente no amazon, então estou torcendo para sair físico, eu necessito muitoooooo conhecer a Mariana e o Rafa(to me sentindo intima dele já kkkkk).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Ahhh fico muito feliz que tenha gostado :D Sim, a estória é fantástica e vale muito a pena lê-la! Ahh leia sim <3 Já são intimos haha
      Beijos

      Excluir
  21. Olá!
    Amei sua resenha! Esse livro já está na minha lista para ler porque parece ser maravilhoso! Gostei de saber que apesar de tratar de temas bem fortes e conter cenas hots, a escrita da autora deixou o livro maia fluído e gostoso de ler. Essas são as melhores obras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carolina!
      Que ótimo :D Obrigada <3 Sim, a estória é fantástica e a autora soube conduzi-la bem ;-) Espero que leia!
      Beijos

      Excluir
  22. OOi!
    Não conhecia o livro, ameei a premissa dele e o que disse sobre ele. Parece ser uma historia muito envolvente e deliciosa. Dica mais que anotada!
    Ameei a resenha!!

    Beijoos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catrine!
      Fico feliz que tenha gostado :D O livro é mesmo maravilhoso <3 Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  23. Olá, não conhecia a obra e achei bem interessante pela sua resenha. Já anotei a dica ;)


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel!
      Fico feliz que tenha gostado :D Espero que leia!
      Beijos

      Excluir
  24. Que. Resenha. Maravilhosa! Sério, amiga, se eu já queria ler o livro antes, agora estou me coçando para ler haha! Lembra que eu falei que estava louca para ler quando você divulgou o livro aqui? Agora estou ainda mais empolgada, sabendo o que esperar do livro e conhecendo ainda mais a Mari, já a amo, hein! Obrigada pela dica <3
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Ahhhh muito obrigada, amiga *-* Fico muito feliz que a sua empolgação aumentou ainda mais! O livro vale mesmo muito a pena! Espero que leia logo!
      Beijos

      Excluir
  25. Oi, Nath! Tudo bem? Adorei a resenha, mas infelizmente não me interessei muito por "Aparências". O gênero do livro não é o meu favorito e saber que ele é o primeiro de uma trilogia/série me desanima um pouco.

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony!
      Uma pena não ter curtido :/ O livro é excelente!
      Beijos

      Excluir
  26. Nath, suas resenhas são enormes mulher...hahaha... mas muito bem feitas. Já consigo me imaginar lendo e gostando desse livro. Quando você falou dele em umas postagens atrás eu já me interessei, agora com a sua resenha vou colocá-lo na minha lista de leituras. Pensei que o livro seria bem clichê, mas pelo o que você disse essa inversão menina rica/pobre garoto pobre/rico deixa a história bem interessante. Já quero!!

    Beijos

    Lili - Blog Meninas na Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lili!
      Pois é, mas é que há muito o que falar haha Sim, a estória é ótima! Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  27. Esse livro me ganhou pelo título e a premissa, ainda mais qdo envolve assuntos familiares e segredos. Vou anotar a dica e conhecer a narrativa de Ligia Ortiz. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!
      Fico feliz que tenha gostado! É mesmo um ótimo livro :D Espero que leia!
      Beijos

      Excluir