Título Original: We Were Liars
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ano: 2014
Adicione: Skoob


Sinopse:
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Mentirosos foi uma grande surpresa para mim. Em seu lançamento nos Estados Unidos foi muito bem aclamado pelos leitores e aqui no Brasil não foi diferente. No início não vi nada de interessante no livro e somente no ano passado o interesse brotou em mim. É aquele tipo de estória que você precisa ler para tomar suas próprias conclusões. E não importa se você vai amar ou odiar o final do livro, você não vai sair ileso, de qualquer forma.
Os Sinclair são uma família tradicional americana. São ricos, bonitos, loiros, atléticos e bons em tudo que fazem. Se esbarrar com um deles na rua, com certeza você saberá que é um Sinclair, pela maneira como se portam e pelo status que mantêm.
Todos os verões eles passam um tempo juntos em uma ilha particular próxima à costa de Massachusetts. É nesta ilha que Cadence e seus primos Johnny e Mirren, juntamente com Gat, amigo de Johnny vivem aventuras e juntos formam o grupo “Mentirosos”. Além deles, os primos menores e as tias também se juntam aos avós Harris e Tipper para um verão típico dos Sinclair.

As irmãs CarrieBess e Penny fazem de tudo para agradar ao pai, Harris, pois tudo que mais desejam é a gorda fortuna dele. Assim, os filhos mais velhos são manipulados para que um seja melhor que o outro aos olhos do avô. Tudo não passa de um jogo de manipulação e busca por mais dinheiro. Afinal, a família está falindo. Para os Sinclair, nada ultrapassa a sede de poder, o ego, o dinheiro e o amor pelas aparências que eles nutrem. Porém CadenceMirren e Johnny são alheios a tudo isso e eles só querem se divertir e curtir o verão juntos.

Para Cadence o que mais importa é a amizade com os Mentirosos. A ligação entre eles na ilha é única. Eles não se comunicam quando estão separados, em suas casas na cidade. Sua relação só fica forte quando estão juntos na ilha. É como se só ali eles existissem uns para os outros. O que é bastante interessante.
Entretanto, tudo muda no verão dos quinze (quando eles tinham quinze anos). Um estranho acidente faz com que Cadence perca a memória e fique com terríveis sequelas: dores de cabeça, enjoos, depressão e muita angústia. Ela perde a vontade de fazer todas as coisas que gostava, não consegue ir a escola, não sente mais vontade de fazer nada, pinta seu cabelo loiro de preto e vive a base de analgésicos. Além disso, começa a doar todas as coisas que julga desnecessárias em sua vida. Cadence quis desapegar de tudo que era material, pois ela notou que a família era tão rica que gastava com coisas supérfluas e os Sinclair não conseguiam abrir mão delas por ostentarem este nome.

Por causa desses problemas e da amnésia, Cadence é proibida de voltar à ilha durante dois anos. Isso a derrubou e a angustia de não lembrar do acidente só fazia seu estado piorar. Além disso, os Mentirosos não respondiam seus e-mails e não davam notícias. O que será que aconteceu de tão terrível? De uma coisa Cadence tinha certeza, ela iria ter suas respostas somente voltando à ilha no verão dos dezessete e falando com os Mentirosos. E é o que ela faz!
Não irei contar mais que isso para não estragar a leitura de vocês.
Como eu havia dito no início, Mentirosos foi uma grande surpresa para mim. Eu não fazia ideia do que se tratava a estória, mas a curiosidade foi maior e comprei o livro. Adivinhem? Foi totalmente diferente do que eu esperava. Ele não superou expectativas, mas também não decepcionou. Apeguei-me aos personagens, gostei demais da estória e narrativa, mas faltou algo. De cinco estrelas, dei quatro. Alguma coisa faltou para ser um POW maior no meu estômago.

O romance entre Gat e Cadence precisava ser mais bem desenvolvido e algumas coisinhas ficaram em aberto e eu queria mais explicações, mas acho que foi intencional da autora.
A narrativa de E. Lockhart é maravilhosa! Me cativou pela forma como ela usa as palavras, as metáforas e as frases curtas. Sem falar dos mistérios e a tensão que dão um tom melhor a trama. Os capítulos são curtos e garantem uma leitura ainda mais fluída. Lockhart me envolveu de uma forma tamanha que não consegui largar o livro até terminar.
A estória é difícil no início e tive que forçar para continuar. Não há ação, mas a forma como os acontecimentos são narrados faz com que a cada página tudo fique mais interessante e é impossível não se ver roendo as unhas com um suspense angustiante e esta história tão original. Eu também gostei da forma como a autora expõe os sentimentos e personalidades, utilizando algumas metáforas, contos de fadas e sensações para descrevê-las.

A autora também faz uma forte crítica social à ganância do rico que quer ser ainda mais rico. Ao ponto de ignorar o bem da própria família em benefício do dinheiro. Ao ponto de se tornar um escravo do dinheiro. Mostra como a cobiça e a ganância por poder podem destruir sonhos, pessoas e famílias.
Os personagens são fáceis de apegar e logo o leitor se torna amigo dos Mentirosos ❤ Gat é o meu favorito. Ele é totalmente diferente dos Sinclair e também tem opiniões divergentes dos Mentirosos, tanto que muitas vezes quando toca em um assunto mais profundo, eles ficam dispersos e logo mudam de assunto. Não gostam de questionar. Só aceitam as coisas como são. Gat sonha em mudar muitas coisas no mundo e viajar bastante. Me identifiquei com ele e suas opiniões críticas *-* Cadence também possui um modo de pensar que se destaca. Ainda mais após o acidente. Ela mudou bastante. Johnny e Mirren são típicos mauricinho e patricinha, mas apesar de serem assim, bate a vontade de ser amigo deles, pois eles também prezam o bem dos Mentirosos e não a fortuna da família. Todos eles são reais e isso faz a estória ser ainda melhor. Me apeguei tanto a eles que é nostálgico lembrar desde o verão dos oito até o dos dezessete :’)

Quando o mistério foi revelado e as peças de encaixaram, meu cérebro levou um tiro e explodiu. A autora dá indícios durante o decorrer da trama, mas mesmo que eu já desconfiasse nunca estaria preparada para este desfecho. Ao fim do livro, a narrativa transborda de sentimentos e é tão intensa que eu me desmanchei em lágrimas. Eu soluçava e tremia e essa dor não ia embora. Meu coração se partiu de verdade. É tão triste, bonito, intenso e verdadeiro que chega a doer. Finais me destroem. Ainda mais um assim tão intenso e bem escrito. Meus cacos ainda estão no chão.
Em suma, Mentirosos é um livro intenso, emocionante, bem escrito, fluído, com uma narrativa ótima e com uma trama envolvente. A dificuldade no início não me impediu de desistir da estória e peço que não desista também. Mentirosos foi totalmente diferente do que eu esperava, mas gostei bastante. Não superou expectativas, mas também não decepcionou. Foram muitas emoções e pensamentos diversos que me atingiram e até agora não sei como lidar. É lindo, mas não perfeito. Porém, isso é o que faz ele ser especial.




16 Comentários

  1. Oi, tudo bem??

    Estou pensando em ler esse livro agora em fevereiro. Estou com ele desde o ano retrasado e ainda não encontrei a oportunidade perfeita para lê-lo. Espero gostar muito da leitura, vejo muitos comentários positivos sobre ele e isso me anima ainda mais para ler.

    Beijos,
    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!
      Então é sua oportunidade haha Leia sim :D Espero que goste!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Nath! Tudo bem? Eu sempre leio comentários muito positivos para Mentirosos. Praticamente todo mundo que leu, amou, e por isso tenho vontade de ler. Mas acho que vou diminuir as expectativas para não me decepcionar. Enfim, adorei as fotos e a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony!
      Pois é! Também só ouço comentários positivos, mas depende de cada um haha Então não tenha tantas expectativas ;-) Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  3. Oi! Parabéns pela resenha, por enquanto não me chamou a atenção. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi Nath! Nossa, todo mundo fala tão bem do livro que eu fico com vontade de ler, principalmente sobre o final rs

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi!
      Pois é hahaha Leia ;-) Espero que goste! Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  5. Oiii Nath

    Os livros dessa autora trazem histórias bem fora do clichê e acontecem coisas que a gente nem espera vir. Lembro que eu tive as mesmas sensações que vc quando li o livro anterior dela, O Histórico infame de Frankie Landau Banks. Tenho vontade de ler Mentirosos, mas sinto que ainda não é o momento, vou deixar pra mais pra frente.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!
      Pois é :D Vi muitos comentários positivos sobre esse livro também! Espero lê-lo logo! Tomara que goste <3
      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro deve ser incrível! Todo mundo que leu diz que ficou acabado... Morro de vontade de ler (só pra ficar acabada tbm).
    Amei a resenha!

    Bj bj
    Um Leitor No Oceano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia!
      Ele é muito bom mesmo haha Espero que goste! Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  7. Oi, Nati!
    A Senhora brilhando nas fotos né?
    Eu sou louco pra ler esse livro e só leio coisas positivas sobre ele. Foram poucos os comentários negativos, como não querer ler ainda mais?
    Não sei nem por que não fiz isso ainda (rs.).

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dih!
      Awn obrigada, amore <3 Ahhh sério? Espero que leia logo! Ele é mesmo ótimo! Desse jeito haha
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Nath.
    Eu adorei esse livro!!! Sabe, não sei até que ponto ele é maravilhoso, porque o li numa sentada só. Alguma horas depois eu estava chocada e encantada com ele. Acho uma leitura maravilhosa e não canso de recomendar.
    O que são essas fotos, mulher? Uau! Incrível. Parabéns.
    Muito boa a resenha também!

    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mah!
      É um ótimo livro mesmo :D Sim haha Dar para ler numa sentada, a estória flui muito bem. Obrigada <3
      Beijos

      Excluir